PREVI – Um exemplo de escolha de candidatos

 

ELEIÇÕES PREVI: AS DIVERSAS FACES DO PRAGMATISMO

         Diante de expectativas já informalmente divulgadas, acerca de minha participação nas eleições da PREVI, como candidato da AAFBB à vaga de conselheiro deliberativo, indicação aprovada internamente por uma Comissão constituída por nosso Deliberativo, sinto-me no dever de comunicar aos meus colegas o motivo por que estou fora deste processo eleitoral.

         Nas negociações para composição com a Chapa que acabou recebendo a denominação de UNIDADE NA PREVI (formada majoritariamente com candidatos da corrente Articulação e da ANABB) ficou acertado que a AAFBB teria dois cargos: o titular do Conselho Deliberativo e o suplente do Conselho Fiscal, este com indicação para ser preenchido por nossa vice-presidente Célia Laríchia.

         Os nomes escolhidos pela Comissão, e os respectivos cargos, desde o início foram do conhecimento dos primeiros interlocutores na negociação, sem contestação de nenhuma parte, e obedeceu a critérios técnicos, no interesse da AAFBB, já que eu já tinha experiência de atuação no Deliberativo da PREVI.

         Embora tivesse sofrido de imediato pesadas críticas, a parceria com aquele forte grupo foi a forma encontrada pela Comissão para, vencendo as eleições, ter representantes dentro da gestão da PREVI que pudessem atuar, com firmeza e independência, na defesa dos direitos e prerrogativas dos participantes, obedecidos naturalmente os requisitos da ética e dos princípios que sempre defendemos. Acreditávamos na importância da diversidade de tendências para se chegar ao denominador comum, visando à melhoria dos benefícios. Assim como contávamos com o devido respeito aos compromissos pactuados.  

         Não foi o que aconteceu. Em 25 de fevereiro, a apenas 2 dias do encerramento das inscrições, recebemos da outra parte a informação de que teria que ser feita a inversão de nossos candidatos, passando Célia  para titular do Deliberativo da PREVI e eu para suplente do Conselho Fiscal, com a revelação de que o meu nome havia sido vetado por Valmir Camilo, presidente da ANABB, numa verdadeira ingerência na autonomia de escolha dos candidatos  da AAFBB. Se eu quisesse permanecer, que fosse para suplência do Conselho Fiscal, senão a AAFBB ficaria fora da chapa, àquela altura sem qualquer condição de buscar outra alternativa.

         A nossa Comissão aceitou a inversão proposta (com exceção do meu voto e de Roberto Barquette, presidente do Conselho Fiscal), sob o fundamento de que precisávamos ter representante na PREVI. É claro que eu não podia concordar com essa interferência e não aceitei a mudança, preferindo desligar-me de todo o processo e, logicamente, da própria Comissão.

         Era preciso ter o mínimo de coerência da minha parte. Não poderia violentar minha consciência e minhas convicções. Teria sido preferível não participar de nenhuma chapa. A  Comissão, que já havia decidido pelos nomes e cargos, na expectativa de que era a escolha que melhor atendia aos interesses da AAFBB, acabou acolhendo a contraproposta, sob o argumento de que havia sido recomendada, por nosso Conselho Deliberativo, a participação nas eleições.

         Mesmo nas ações pragmáticas, deve-se ter o cuidado de observar limites. Talvez eu ainda não esteja acostumado a esse estranho mundo onde o cumprimento de acordos e da palavra dada depende de interesses políticos. Tomada a decisão pela comissão, cabe-me acatá-la, embora saia deste processo dominado pela emoção e pelo desencanto.

         Finalmente, quero preservar e defender a imagem e a história da AAFBB,  instituição com 58 anos, permanentemente empenhada na defesa firme e independente dos direitos e prerrogativas de seus associados, o que continuará fazendo, em qualquer circunstância.  

Gilberto  Santiago

Deixe um comentário

