Os cem primeiros dias do governo Dilma – 5ª parte

 

De 26 a 30/01/2011


qua – 26/01 –  Segundo Hamilton Octávio de Souza, em seu Fatos em Foco, do blog Correio do Brasil, “de manifestação em manifestação, está crescendo – em São Paulo – a mobilização contra o aumento das passagens de ônibus, de R$2,70 para R$3,00, que, nos últimos anos, foi bem acima da inflação e dos reajustes salariais. Finalmente os estudantes e os trabalhadores estão saindo da passividade e ganhando as ruas em protestos.” Ainda, segundo ele, “é preciso fazer o mesmo em defesa do petróleo e contra a privatização da saúde e da educação.”

 

qui – 27/01 – Durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, a presidenta Dilma conheceu o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, que atua na prevenção de catástrofes e situações de emergências, e definiu o projeto como “o futuro” e uma revolução na gestão urbana. Na opinião da presidenta, com a inauguração do Centro o Rio deu “um passo à frente do Brasil em matéria de integração de informações de gestão do espaço urbano”. O Centro de Operações é um projeto da Prefeitura carioca e busca integrar as diversas etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, mitigação e preparação, até a resposta imediata aos eventos e realimentação do sistema com novas informações, que podem ser usadas em futuros casos.

Também nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o desemprego brasileiro caiu para 5,3% em dezembro, ante 5,7% em novembro/2010, sendo o menor patamar da série histórica iniciada em março de 2002. Economistas consultados pela agência inglesa de notícias Reuters projetavam uma taxa de 5,1%. Em 2010, o desemprego médio foi de 6,7%, o menor da série, contra 8,1% em 2009.

 

sex – 28/01 – No mesmo palco que Lula frequentou por várias vezes, empresários em Davos, Suiça, avaliam oportunidades de negócios no Brasil. É o que nos informa hoje o Correio do Brasil, na ocasião em que o Fórum Econômico Mundial de Davos promove uma sessão especial de debates sobre o Brasil. Na Brasil Outlook, que contou com a participação dos ministros de Comércio da África do Sul, China e Índia, além do vice-primeiro ministro do Reino Unido, Nick Clegg, as oportunidades de negócios no país e a segurança dos investimentos estiveram no centro das palestras. O Brasil foi representado pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e executivos da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O fórum debate, entre outros temas, as mudanças nos sistemas financeiros e a exploração de estratégias e soluções para os desafios globais. Os participantes também devem discutir a falta de consenso sobre as questões climáticas e as inovações tecnológicas. Outra preocupação é a necessidade de aumentar a produção de alimentos no mundo.

 

sab – 29/01 – Se depender apenas do blogue “Amigos do Presidente Lula”, Alckmin e Aécio estão fazendo barba, cabelo e bigode no PSDB e não deixam sobrar nada para José Serra. A escolha dos líderes na Câmara dos Deputados foi uma divisão salomônica entre Aécio e Alckmin: o líder do partido na Câmara é um alckmista: Duarte Nogueira (PSDB/SP) e o líder da minoria na Câmara é um aecista: Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG). Para a presidência do partido, um cargo que Serra estava interessado, querem reconduzir Sérgio Guerra (PSDB/PE). Para o Instituto Teotônio Vilela (órgão de estudos e formação política do PSDB), outro posto que Serra tinha interesse, estão articulando Tasso Jereissati (PSDB/CE). Parece que sem espaço entre os tucanos, só resta a Serra fazer as malas e mudar para o DEMos de uma vez. Essa opinião é corroborada por Luis Nassif que, ao incluir o prefeito Kassab no embróglio reserva-lhe o último capítulo como herdeiro único do serrismo-malufismo e ao Serra, propriamente dito, o twitter. Isso se o prefeito não se mandar antes, do DEM para a base aliada de Dilma via PMDB, já que a aliança entre padrinho e afilhado (Serra e Kassab), forjada na eleição municipal de 2004 e repetida com sucesso na disputa de 2008, começa a dar os primeiros sinais de esgarçamento.

 

dom – 30/01 –  Segundo o blogue do Eliomar, Lula é hóspede da conhecida Pousada Calango, na praia de Jericoacoara. Ele desembarcou na noite de 28/01em Fortaleza e seguiu direto para Jeri. Ele veio passar o fim de semana com dona Marisa, no Litoral Oeste do Ceará. Lula havia manifestado esse desejo para o governador Cid Gomes (PSB) durante sua última passagem pelo Estado, ocasião em que lançou a pedra fundamental para o processo de instalação da futura refinaria premium.

 

Antonio Fernando

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: