Os cem primeiros dias do governo Dilma – 18

De 27 a 31/03/2011

dom – 27/03 – Segundo o jornal eletrônico Correio do Brasil o tema dos direitos humanos está na pauta do encontro entre Dilma e o mandatário chinês Hu Jintao quando da visita da presidenta no próximo 12 de abril, um tema delicado para a China, o principal parcerio econômico do Brasil. Para Dilma, a defesa de direitos humanos deve ser um discurso constante, segundo assessores. Na semana passada, o Brasil apoiou investigações por meio do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas sobre casos de violações no Irã. Constantemente, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, repete que a defesa dos direitos humanos é um princípio e que não se trata de uma questão sobre um ou outro país. Em janeiro, quando a Casa Branca recebeu Hu Jintao, Obama disse ter cobrado do presidente chinês ações na área de direitos humanos. Em resposta, Hu Jintao admitiu que há ainda “muito a ser feito” e afirmou que houve avanços que devem ser reconhecidos. Segundo ele, o governo da China se dispõe a manter as discussões sobre direitos humanos desde que respeitadas as garantias de não interferência em assuntos internos. Por outro lado, Dilma deve listar as semelhanças que há entre China e Brasil e ressaltar a necessidade de os dois países concentrarem-se nos interesses comuns. Lula, que já conhece Hu Jintao, conversou com Dilma sobre esta viagem.

seg – 28/03 – A presidenta Dilma Roussef anunciou hoje em Belo Horizonte, investimento de R$ 9,4 bilhões até 2014, no programa Rede Cegonha, que prevê uma série de medidas para melhorar o atendimento médico às mulheres e crianças até dois anos. O programa será adotado inicialmente em Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM), Distrito Federal, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo e Campinas (SP). Os investimentos devem ser destinados à ampliação dos programas de pré-natal nos hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde), à oferta de transporte seguro e a uma maior oferta de leitos para partos na rede pública, além de colocar em prática programas de atendimento como o Casas das Gestante e do Bebê, associados à uma campanha para incentivar o parto nomal em todo o país. Segundo estimativas do Ministério da Saúde o Brasil tem hoje cerca de três milhões de gestantes das quais dois milhões são assistidas exclusivamente pelo SUS. O programa é inspirado no “Cegonha Carioca”, que a Prefeitura do Rio iniciou em 2010, e prevê a vinculação do pré-natal ao parto, com acompanhamento de cada fase da gestação. Para as mães assíduas aos exames de pré-natal, o Rede Cegonha oferecerá enxoval completo, ambulância na porta de casa e visita prévia para conhecer a maternidade onde será feito o parto. Dando início assim ao cumprimento de uma promessa de campanha a presidenta espera reduzir ainda mais a taxa de mortalidade infantil, taxa essa que, no período de 1990 a 2010, no Brasil, caiu 61%, segundo estudo realizado pela Universidade de Washington. Ainda assim, com 19,88 mortes por mil nascimentos, ainda nos situamos longe dos países mais desenvolvidos nessa área, cujos menores índices pertencem a Islândia, Suécia, Cuba e Chipre.

ter – 29/03 – Como informou a jornalista Renata Giraldi, da Agência Brasil, a presidenta Dilma Rousseff viajou na noite de ontem para Portugal, onde fica até amanhã, quarta-feira (30). Ela vai acompanhar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que será homenageado por instituições portuguesas. Lula e Dilma desembarcam em Lisboa no momento em que os portugueses buscam o fim do impasse em torno de uma crise política e econômica no país. Dilma tem reuniões com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates. Paralelamente às questões políticas, Dilma vai reservar alguns horas para ficar ao lado de Lula. Em Coimbra, o ex-presidente receberá o título de doutor honoris causa concedido pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – uma das mais antigas do mundo, criada no século 13. Em Lisboa, Lula deve receber um prêmio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, uma instituição acadêmica que homenageia os defensores dos direitos humanos e que trabalha pela cooperação entre os povos. Dilma só acompanhará Lula em Coimbra no dia 30, quando o ex-presidente receberá o título. A viagem de Dilma a Portugal será a segunda ao exterior da presidenta. No final de janeiro, ela esteve na Argentina e nos próximos dias 12 a 15 de abril, Dilma irá à China.

qua – 30/03 – Com informações da Valor o blog Os Amigos do Presidente Lula informou que foi em prantos que a presidenta Dilma e Lula falaram da morte de José Alencar, ocorrida ontem, pouco depois de serem informados pelo médico do ex-vice-presidente. “Todo mundo era bom depois de morrer. Alencar era bom em vida”, chorou Lula. A visita de ambos a Portugal foi encurtada. Lula dedicará a Alencar o título de Doutor Honoris Causa outorgado a ele pela Universidade de Coimbra, na manhã desta quarta-feira, e ambos voltarão ao Brasil em seguida. A presidenta cancelou a agenda oficial em Portugal que deveria ocorrer na parte da tarde. A presidenta informou que a família de Alencar aceitou que ele seja velado no Palácio do Planalto. O governo decretou luto oficial de sete dias.

Se a verdade depender apenas da informação da colunista da Folha de SP, Mônica Bergamo, o ministro Antonio Palocci, da Casa Civil, já afastado das negociações que envolveram a sucessão de Agnelli na Vale, teria também recebido ordens da presidente Dilma Rousseff para se distanciar das indicações para cargos na CEF (Caixa Econômica Federal). Ele continua recebendo os “pleitos” de grupos interessados em ocupar espaço no banco. Mas tem o cuidado de informar que tudo será encaminhado ao ministro Guido Mantega, da Fazenda, com quem o assunto deve ser tratado. E as mudanças na CEF podem se estender ao Funcef, o fundo de pensão dos funcionários do banco. A desenvoltura de Guido Mantega na sucessão da Vale está sendo registrada tanto entre parlamentares da base do governo quanto entre banqueiros e empresários paulistas. A leitura é que o titular da Fazenda, vítima de fogo amigo há algumas semanas, está fortalecido.

qui – 31/03 – Há que se manter sempre viva o papel que a cada momento desempenha nossa grande imprensa conservadora. Nesse instante, por conta do falecimento do ex-vice-presidente José Alencar, reproduzo o que escreveu ontem Eduardo Guimarães em seu blog: “Há momentos em que a dor deve se colocar a serviço da virtude. Combater os atos mesquinhos e desumanos, muitas vezes tem que ser feito assim. Há, pois, que recordar o último ataque vil que o gigante José Alencar sofreu, entre 22 de julho e 30 de agosto de 2010, da parte de gente que, em seus delírios de poder, não hesitou em fustigar um homem no mais difícil momento de sua vida, quando travava seus últimos combates. O Brasil vivia a campanha eleitoral mais suja de sua história recente quando a Globo atiçou um de seus soldados mais truculentos contra alguém que teve que suportar insultos e sucessivas humilhações em meio àquela loucura que se apossou daqueles que, mais uma vez, viam esvair por entre seus dedos a chance de voltarem ao poder através do despachante que escalaram para lhes representar os interesses. Um blogueiro da Globo, em menos de um mês, disparou verdadeira saraivada de posts nos quais, no momento de maior empenho por demonstrar aos patrões do que é capaz de fazer sob suas ordens, chegou a qualificar esse homem que tanta saudade deixará como sendo alguém ‘rude, cruel e mesquinho’, adjetivos que, agora, fica fácil demonstrar que se aplicam muito mais ao pistoleiro da família Marinho.” Eduardo Guimarães, refere-se ao blog do Noblat e especificamente aos posts de 22/07, 31/07, 04/08, 24/08 e 30/08, todos de 2010 e relacionados com a suposta paternidade da professora Rosemary de Morais, não reconhecida por José Alencar.

Antonio Fernando

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: